Mesma Foz

Imagem relacionada

“Nasci assim de improviso, sem querer.

Vim por acaso. Fui parto obrigado, sem desejo de viver.

Mas, por tristeza, eu vivi. Porque tristeza é coisa que pega e não larga. E cresci, como crescem, depois da chuva, as ramas. Sem cuidados, sem poda, fui alcançando pasto, riacho e monte. Porém, não fui além da porteira do meu horizonte. Não que eu não tivesse desejo, entretanto me contento com  o que vejo, nessa miudeza de minha cerca de arame, pois a vida me fez raiz desse chão.

E se marcho é para entalhar calos nas mãos, com o cabo da enxada e pra deixar a cara marcada, por desgostos e pelo sol. Mas não reclamo do meu lombo cansado ansioso por um abraço da cama velha e do roto lençol.

Sou mesmo mato sem capina, solo estriado, terra sem adubo, panela de pouca comida, que segue a escassez de tudo, principalmente do aprender.

Não me ensinaram o caminho da escola.

Logo me perguntaram você quer se letrar pra quê? Desperdiçar as horas em leitura e se afastar da labuta pra escrever?

Ora, aprenda com a chuva e com o vento, pastoreie, pois, seu pensamento e o mantenha no devido lugar. Você é erva do campo e assim é tanto fez, tanto faz.

Não ouse, não pense, não tente achar que de alguma coisa é capaz.

Aconselho a roçar sua vontade , a tanger sua intenção. Seu destino não pede felicidade, muito menos algum grau de instrução.

E, então, sem saber das letras ou das artes, permaneci inculto grão, todavia eu nem importo, confesso,pois descobri que mais vale ceifar a maldade e a arrogância a do ódio manter distância.

Foi o que aprendi no cultivo do coração, na colheita da vida, fazendo a humana semeadura. Ainda que o mundo esteja pelo avesso e que roubem o que eu mereço, não me troco pelo distinto doutor, que cospe escárnio pra desfazer e zombar de nós.

Ah! Tudo chega ao mesmo fim. Somos água de um único rio que desemboca numa mesma foz”.

Anne Mahin, do livro Peças Literárias III, Editora Matarazzo

Recomente essa página:
Esta entrada foi publicada em Coisas da Vida. Adicione o link permanente aos seus favoritos.