Acirramento da produtividade: alguns conselhos

Resultado de imagem para multitarefas

Lendo O Poder dos Imperfeitos, de Elizabeth Kuylenstierna,  são as recomendações para o cumprimento de tarefas em meio a tantas tarefas a cumprir:

1. Comece com a tarefa mais difícil, mais desagradável, mais monótona, mais complicada, com aquela que você preferiria protelar: comece o seu dia de trabalho com ela, enquanto ainda estiver desperto e de cabeça fresca, em vez de empurrar para depois do meio-dia, quando já estiver cansado, suado, no bagaço e/ou estiver pensando em ir para casa.

2. Conclua um trabalho antes de começar outro: nada de continuar fugindo…

3. Não fique pensando muito, mas faça o que o que tiver que fazer: mais ação e menos conversa mole e ruminação.

4.Faça um plano realista e atenha-se a ele: se uma tarefa for muito grande e muito difícil, você a protelará porque a sua execução parecerá impossível.

5. Uma tarefa é a soma de suas pequenas partes: subdivida a sua tarefa em muitos passos menores e resolva um após o outro.

6. Faça uma coisa de cada vez: porquê resolver 100 coisas de cada vez e nenhuma direito? É melhor terminar primeiro uma coisa e depois dedicar-se à próxima. Quando muitas coisas são resolvidas ao mesmo tempo, quando muitos projetos têm de ser assegurados e quando muitas “bolas são levantadas” ao mesmo tempo, é fácil esquivar-se e dizer “se eu tivesse tido mais tempo, teria ficado perfeito”.

7. Estime o tempo para cada tarefa: se você ficar eternamente se fixando em detalhes, não é de se admirar que perca de vista o todo e de repente lhe faltem importantes elementos na outra ponta. Faça uma avaliação clara e seja crítico ao fazê-la.

8. Proteja-se: proteja-se de fatores externos perturbadores como e-mails, mensagens, telefones, pilhas de papel e desordem. Não se coloque sempre à disposição. Recuse as coisas quando necessitar de tranquilidade e peça educadamente às pessoas que voltem mais tarde. Ser interrompido 28 vezes quando você está para finalizar uma ideia é terror puro. Onde é que foi parar o velho bom sinal de “ocupado” e a lâmpada vermelha? É exatamente assim que você deve se comportar.

9. Comece: e você já terá começado.

 

Recomente essa página:
Esta entrada foi publicada em Leituras Sensíveis. Adicione o link permanente aos seus favoritos.