5 Livros para conhecer Kazuo Ishiguro, o vencedor do Nobel de Literatura 2017

Resultado de imagem para kazuo ishiguro livros

Apesar de ser considerado um dos autores vivos de língua inglesa mais importante, onipo-britânico Kazuo Ishiguro não era favorito ao Prêmio Nobel de Literatura. Nos bancos de aposta, os nomes mais frequentes eram os do queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, o do japonês Haruki Murakami e o da canadense Margaret Atwood — autora de O Conto da Aia.

Mas, assim como Bob Dylan que foi premiado em 2016, Ishiguro surpreendeu: acabou levando o prêmio de 2017 e as 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões).

Segundo a Academia Sueca, responsável pelo Nobel, Ishiguro recebeu a honraria porque “em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo“.

Citando Marcel Proust, a secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius, afirmou: “Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro”.

Fique por dentro do trabalho do autor (no Brasil publicado pela editora Companhia das Letras):

Os Vestígios do Dia
Neste romance vencedor do Man Booker Prize, de 1989, e estrelado no cinema por Anthony Hopkins, o narrador-protagonista reflete sobre o papel dos mordomos na história da Inglaterra. Depois de trabalhar durante anos na mansão de um lord, ele sai em viagem relembrando momentos da trajetória do ex-patrão, que simpatizava com o nazismo, e rememora suas próprias paixões.

Não me Abandone Jamais 
Nesta ficção científica sutil e melancólica, Kathy relembra os anos em que viveu em um orfato no qual todos os “alunos” eram clones, produzidos para servir como peças de reposição. Em 2010, a obra ganhou uma adaptação homônima para o cinema, que conta com Carey Mulligan e Andrew Garfield, em um de seus primeiros papeis de destaque.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/10/5-livros-para-conhecer-kazuo-ishiguro-vencedor-do-nobel-de-literatura-2017.html

 

 

Recomente essa página:
Esta entrada foi publicada em Livros que Emocionam. Adicione o link permanente aos seus favoritos.